Newsletter Nº 34
Fevereiro de 2005

Consulte as Newsletters anteriores: 

COVIPOR - Nova unidade fabril reforça liderança

A Covipor, filial do grupo francês Saint-Gobain, está em condições de reforçar a liderança do mercado português de produção e colocação de fachadas em vidro. Mercê dos três milhões de euros que acaba de investir na modernização da sua unidade fabril, em Santo Tirso, a empresa vai colocar este ano 200 mil metros quadrados de vidro em fachadas, o que representa um acréscimo superior a 30 por cento comparativamente com 2004, em que aplicou 153 mil metros quadrados.
Com a conclusão de tais investimentos, a empresa acentua a sua vocação de líder de mercado e de especialista no segmento de fachadas em vidro, embora, como assinala o respectivo gerente, Armando Ferreira, não vá abandonar as “áreas dos produtos técnicos”, continuando a cooperar com os fabricantes de mobiliário industrial.
Com os investimentos efectuados, a empresa duplicou de 3.000 para 6.000 metros quadrados a área fabril e adoptou um novo layout. Entre outros melhoramentos, aumentou a sua capacidade de produção de vidro temperado e passou a dispor da tecnologia mais recente na transformação de uma matéria-prima cada vez mais utilizada por construtores e operadores do sector de caixilharia. “O vidro é um produto com mais de 4.000 anos e ainda não tem substituto à altura. Ao contrário do que poderia pensar-se, de dia para dia o seu campo de aplicação é mais vasto”, enfatiza Armando Ferreira.
Não menos importantes foram, também, a instalação de um armazém totalmente automatizado e de uma moderna estação de tratamento de águas residuais, melhoramentos que concorrerão para o reforço da produtividade.

Produção em Santo Tirso e distribuição na Maia

Por outro lado, o projecto de investimento agora concluído permitiu à empresa concentrar a sua actividade produtiva em Santa Cristina do Couto, Santo Tirso, reconvertendo em centro distribuidor de produtos Saint-Gobain as instalações da fábrica que até há pouco manteve a laborar na Maia.
De grande importância para o futuro da empresa, os investimentos agora concluídos vão permitir à Covipor “soluções técnicas para quaisquer exigências do mercado, melhor suporte aos clientes e um incremento significativo da qualidade de serviço”, como assinala o gerente da empresa.
Fornecedor das fachadas em vidro de grande parte dos centros comerciais, edifícios de escritórios e obras públicas recentemente construídos ou em fase de conclusão em Portugal, a Covipor opera essencialmente no mercado português. No estrangeiro, tem cooperado com outras filiais do grupo Saint-Gobain, nomeadamente no âmbito da rede ibérica de transformadores de vidro “Las Venecianas de Saint-Gobain”.

Volume de negócios sempre em crescimento

Fruto do dinamismo que tem revelado, a Covipor vem conhecendo, nos últimos anos, os seus melhores exercícios. Em 2003, gerou um volume de negócios de 18 milhões de euros, indicador que subiu para 19 milhões no ano passado. No corrente ano, deverá atingir uma facturação superior a 20 milhões de euros. Deste montante, 60 por cento tem origem no segmento de fachadas em vidro (produção e colocação), área de negócios que, segundo os responsáveis da empresa, deverá representar, a preços actuais, cerca de 13 milhões de euros de facturação anual.
Com um capital social de 4.738 milhões de euros, a Covipor – Companhia Vidreira do Porto, Unipessoal, Lda. resultou da fusão, operada no final de 2001, entre as antigas Vidronorte e Vidros Segurança. É desde então detida integralmente pela Saint-Gobain Glass Portugal e conta com 80 trabalhadores, cuja média etária é de 36 anos.
Como reconhecimento pelo dinamismo do mercado português e pela importância que a Covipor tem para os negócios do grupo em Portugal, a inauguração das novas instalações contou com a presença de Claude Alain Tardy, director-geral para a Europa da Saint-Gobain Glass, que se deslocou propositadamente a Santo Tirso. Acompanharam-no Agustín Dorronsoro, director-geral da Divisão Construção da Saint-Gobain Cristelaria, e Santiago Carabantes, director-geral de Las Venecianas de Saint-Gobain, rede ibérica de filiais do grupo francês que se dedicam à transformação de vidro.

Para qualquer informação contacte-nos: mkt.sggp@saint-gobain.com

Topo de Página